top of page

projeto

          A iniciativa de criar o Museu Tricolor partiu da perceção de que o património do principal embaixador desportivo da cidade da Amadora, o Clube de Futebol Estrela da Amadora, não está devidamente valorizado. Desde a extinção do clube, em 2011, altura em que vários processos judiciais foram encetados, que o património estrelista enfrenta um cada vez maior perigo de desaparecimento. Além de muitas peças estarem em muito mau estado de conservação (taças, galhardetes, bandeiras, medalhas, entre outras...), também têm sido alvo de uma alienação constante, agravando-se estas questões pela inexistência de um inventário oficial e de um plano de conservação preventiva.

          Ao mesmo tempo, existem várias iniciativas individuais no âmbito do colecionismo amador, movidas pelo amor à camisola, que permitem a todos os apaixonados pelo Estrela da Amadora reconhecer a variedade e unicidade do património tricolor. Estas variedade e unicidade são evidentes só por si, sobretudo se tivermos em conta que o clube promoveu outras modalidades além do futebol. As várias modalidades desportivas que o clube já teve ao longo da sua história elevaram-no a vencedor de inúmeras competições, competições essas em que a comunidade amadorense também se envolvia para contribuir para o funcionamento e o apoio ao maior clube desportivo da cidade.

          O processo de revitalização do clube - primeiro através do Clube Desportivo Estrela (CDE), em 2011, e mais recentemente pela fusão deste com o Club Sintra Football, originando o CFEA - Club Football Estrela, em 2020 - é um verdadeiro testemunho da sua importância, além de que honra o seu passado e fomenta a promoção dos seus ideais históricos. Todo este processo motivou-nos a agir, pois faz-nos acreditar que os sonhos se tornam realidade e impele-nos a defender o nosso património. 

          O projeto museológico será enquadrado institucionalmente pela Associação Magia Tricolor, uma organização de sócios afetos ao CFEA, que garantirá todas as bases necessárias ao desenvolvimento deste trabalho. E como este é um projeto de tricolores para tricolores, toda a equipa do museu, dando continuidade a uma longa tradição de "vestir a camisola" em prol do clube sem exigir nada em troca, criou e integra o Núcleo Cu.Ca: Cultura & Cachecol, ficando responsável pela formação, organização, promoção e dinamização das várias atividades do museu.

          O museu destina-se, antes de mais, a todos quantos sentem uma ligação ao Estrela da Amadora, independentemente dos C's, dos F's ou dos D's. Os adeptos e os sócios constituirão o nosso principal público, mas também queremos chegar aos todos quantos nasceram, vivem e gostam da cidade da Amadora - cidade com uma forte matriz multicultural, quiçá a "maior riqueza do concelho", como recentemente foi declarado pelas autoridades municipais, e com um importante e inapagável passado operário.

          Acreditamos que o clube, e tudo o que o envolve, teve, desde a sua criação, e continua a ter a capacidade de influenciar positivamente as gentes da sua cidade e de contribuir para a coesão social e para a dinamização económica. Deste modo, também almejamos um museu de amadorenses para amadorenses, que não só dá a conhecer o património do maior embaixador desportivo da cidade como preserva, resguarda e divulga a memória colectiva da população, projetando-a para o futuro, reforça a identidade cultural da Amadora e eleva a qualidade de vida dos amadorenses.

 

bottom of page